DIA 3

MORTE DA SUA MÃE

Era uma noite de fevereiro de 1869. Dona Rafaela morre. "Ela viu a luz. A luz que entrava por todas as janelas da vida"... Rafaela Maria recorda anos mais tarde a dor daquela noite.

A morte de alguém que nos é muito próximo e familiar dilacera-nos por dentro. É uma dor demasiado profunda e que atravessa absolutamente tudo. Só através da fé e da esperança é que podemos lutar. A esperança acalma-nos e, então, as tempestades diminuem, as águas baixam e - pouco a pouco - voltam ao seu curso. A fé sustenta-nos e mantém-nos de pé. Fé, esperança, caridade. 

A caridade, o amor chama-nos a crescer. Só a partir daí é que tudo adquire o seu significado profundo.

Rafaela Maria, com ternura e todo o seu amor, acompanha a sua mãe naquele momento, no momento difícil que todo o ser humano atravessa sozinho. Quantos pensamentos e sentimentos silenciosos lhe atravessam o coração! Silêncio... e as mãos unidas - as dela e as da mãe.

E ali, quebrada pela dor, diante do seu Deus, o caminho de Rafaela Maria ilumina-se: "Para que é que eu nasci? Para amar, amar e mais amar. O amor vence tudo".

Alguns acontecimentos da minha vida em que vi manifestar-se a misericórdia e a providência de Deus.

“A morte de minha mãe, a quem eu fechei os olhos porque estava sozinha com ela naquele momento, abriu os olhos da minha alma com uma tal desilusão que a vida me pareceu um exílio. Tinha dezasseis anos. Segurando a sua mão, prometi ao Senhor nunca mais fixar os meus afetos em nenhuma criatura terrena. E o Senhor, ao que parece, aceitou a minha oferta, porque nesse dia me ocupou com pensamentos sublimes sobre a vaidade e o nada que são todas as coisas da terra, e sobre a única coisa necessária, que era aspirar apenas ao eterno, o que quase, se não completamente, baniu a minha tristeza. Esta jaculatória ou décima ficou de tal modo impressa em mim, que não só nesse dia, mas durante toda a minha vida, me serviu de estímulo à virtude. "Para que é que eu nasci? Para me salvar", etc.

A cada dia que passava, eu ia ficando cada vez mais eu mesma, e a Divina Providência, que já estava a formar os seus desígnios sobre mim, colocava quase continuamente à minha vista, objetos que me desencantavam cada vez mais do mundo.”

"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (Jo 10,10).

Como Rafaela Maria, do fundo do meu coração, com a convicção de que "sou toda de Deus", pergunto: Que queres fazer de mim, meu Deus e Senhor?

Oração a Santa Rafaela María

Rafaela Maria, hoje queremos rezar com as tuas palavras:

"Só em Jesus, por Jesus e para Jesus, toda a minha vida e todo o meu coração, e para sempre”. A minha vida, toda ela para ti, Senhor.

"Que tempestade está a atravessar este pobre barco! Mas Deus levá-lo-á a um porto feliz". Toda a minha tristeza, toda a minha dor, deixo-a em ti.

"Em Vós, Senhor, ponho toda a minha confiança”. Em Ti, deixo tudo o que é meu.

"A minha vida deve ser um ato contínuo de amor, para tornar feliz a vida de todos os que me rodeiam: esta é a verdadeira caridade". Ajuda-me a viver deste modo.

"Amar e mais amar. O amor vence tudo; pedir sem cessar este amor".

"Agradeço-Vos de coração, como se já me tivésseis ouvido, tal é a minha confiança em Vós, meu dulcíssimo Jesus".

Rafaela Maria, intercede por nós. Queremos viver toda a nossa vida no mesmo espírito que tu.